Agência PARLASUL (19/07/17). No marco da Cúpula de Presidentes dos Estados Partes do MERCOSUL e da Bolívia, o Presidente do PARLASUL Arlindo Chinaglia participou no dia de hoje das reuniões preparatórias ao Conselho do Mercado Comum e da Cúpula de Presidentes.
Na parte da manhã, o Parlamentar brasileiro participou da reunião extraordinária do Grupo Mercado Comum (GMC), órgão decisório do bloco, que tratou na sua agenda de aspectos do processo de integração regional vinculados aos temas comerciais e de relacionamento externo do MERCOSUL.
Paralelo às atividades do GMC, o Presidente Arlindo Chinaglia pode dialogar com o Diretor do Instituto Social do MERCOSUL Lic. Gabriel Toselli e com o Secretario Executivo do Instituto de Políticas Públicas de Direitos Humanos do MERCOSUL, o Embaixador José A. Lindgren Alves, com os quais debateu sobre as diferentes oportunidades no trabalho conjunto durante o segundo semestre entre o Parlamento e os diferentes Institutos do bloco.
Seminário MERCOSUL- Aliança do Pacífico
Durante esta quarta-feira também ocorreu o Seminário MERCOSUL - Aliança do Pacífico, que reuniu representantes dos governos dos Estados membros de ambos os blocos, representantes do setor privado e especialistas acadêmicos. A atividade teve como objetivo debater sobre as diferentes formas de aproximação dos dois blocos, entre elas os temas marcados no roteiro aprovado pelos Ministros de Relações Exteriores em abril desse ano. Acumulação de origem, facilitação do comércio e de serviços, janela única para trâmites aduaneiros, integração produtiva, infraestrutura física e comércio eletrônico foram alguns dos temas abordados durante o evento. O principal desafio é incrementar o comércio entre os países da Aliança do Pacífico e do MERCOSUL que supera os 34 bilhões de dólares, mas que segundo os especialistas ainda têm um grande potencial de crescimento.
No dia de amanhã (20), o Presidente do PARLASUL participará da Reunião do Conselho do Mercado Comum (CMC), órgão que reúne os Ministros de Relações Exteriores, Ministros de Economia e Presidentes dos Bancos Centrais dos países membros do MERCOSUL.