Comissão de Viação e Transportes do Brasil e representação brasileira no PARLASUL realizam seminário "Hidrovias do MERCOSUL"

Agência PARLASUL (12/07/2017). A Comissão de Viação e Transportes do Brasil e a Representação Brasileira no Parlamento do MERCOSUL realizarão o seminário “Hidrovias do MERCOSUL” nesta quinta-feira, dia 13 de julho.
O evento foi proposto pelo Deputado brasileiro Hugo Leal, também é Parlamentar suplente do PARLASUL, que remarcou que “as hidrovias constituem-se em um dos melhores modais de transporte. O Brasil possui cerca de 25 mil quilômetros de vias navegáveis que podem ser utilizados para o transporte de cargas em todo o País, conforme estudo da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) divulgado em 2012”.
Segundo Leal, ainda em 2013, uma das metas do Ministério dos Transportes do Brasil era diversificar a matriz logística nacional. Conforme os dados desse Ministério, em 2011 o modal rodoviário absorvia 52% do transporte de cargas, o ferroviário 30%, o hidroviário 13% e o dutoviário e aeroviário foram responsáveis pelos restantes 5%.
Para 2025, a projeção é de que o rodoviário caia para 30% e o ferroviário e o hidroviário subam, respectivamente, para 35% e 29%. “Nesse contexto, destacam-se os milhares de quilômetros de hidrovias que podem ser utilizadas para uma maior integração de transportes no âmbito do MERCOSUL”, argumenta Leal.
A Parlamentar Mirtha Palacios (Paraguai), que estará presente como Presidente da Comissão de Infraestrutura do PARLASUL, informou que participarão do evento autoridades navais e portuárias do bloco, para aprofundar nos temas de cursos, dragados e calados das hidrovias. Também remarcou que ao finalizar o Seminário ser definirão as conclusões de tudo aquilo tratado.
Confira o programa do seminário no arquivo anexo.
O seminário será às 9 horas, no plenário 11 do Congresso Nacional do Brasil.

Com informações de Agência Câmara