Agência PARLASUL (06/07/2017). José Andres Arocena, Parlamentar uruguaio, dialogou sobre os assuntos tratados na Comissão de Desenvolvimento Regional Sustentável, Ordenamento Territorial do PARLASUL e se referiu a visita planificada pela Comissão à Venezuela no próximo dia 4 de setembro. Nessa visita, planejam realizar entrevistas com o Presidente da República Bolivariana da Venezuela, o Ministro da Saúde, o Diretor Nacional de Saúde e a Comissão de Saúde da Assembleia Nacional. O Parlamentar detalhou que a intenção das reuniões é "ver como o Parlamento do MERCOSUL pode ajudar" à situação econômica e social da Venezuela.
Outro tema tratado pela Comissão é a planificação de um Foro sobre a água, na República Argentina, "para tratar todos os temas vinculados à potabilidade da água", afirmou Arocena.
Por último, o parlamentar uruguaio se mostrou crítico a um ponto da Proposta Orçamentária do Uruguai para 2018, onde se prevê um aumento da Taxa Consular às importações "tendo o Uruguai no MERCOSUL uma união aduaneira, não deveria haver aumento de taxas consulares de forma unilateral", disse Arocena.