Agência PARLASUL [29-05-2017] A XLVII Sessão Ordinária do Parlamento do MERCOSUL se realizou nesta segunda-feira, 29 de maio, no Edifício MERCOSUL em Montevidéu, Uruguai.
Durante a manhã se reuniram as Comissões Permanentes e a Mesa Diretora onde se trataram temas administrativos e de natureza política.
A partir das 11 horas se realizou a XLVII Sessão Ordinária, destacando-se os debates ocorridos a respeito das situações políticas na República Federativa do Brasil e na República Bolivariana da Venezuela.
No início da Sessão Plenária, o Parlamentar Jorge Taiana apresentou um requerimento para inverter a Ordem do dia e discutir unicamente a situação política no Brasil e na Venezuela, resultando aprovado pela maioria do pleno.
Durante os debates, o Parlamentar Humberto Costa (Brasil) apresentou uma Proposta de Declaração que faz referência à situação social e política que se vive no Brasil. O texto que finalmente foi aprovado pela maioria do plenário, declara “sua preocupação pela grave situação institucional no Brasil (…) e rejeita a militarização e a repressão violenta às manifestações pacíficas dos movimentos sociais”. A Declaração aprovada também apoia as recentes declarações da Comissão Interamericana de Direitos Humanos e das Nações Unidas. Por último, o plenário encomendou à Comissão de Cidadania e Direitos Humanos do PARLASUL que acompanhe o caso (veja a Declaração em anexo).
Posteriormente, o Plenário, a partir da iniciativa dos parlamentares venezuelanos - Luis Emilio Rondón, Oscar Ronderos e José Gregorio Correa -, declarou seu apoio para que a Mesa Diretora do PARLASUL visite a República Bolivariana da Venezuela a fim de constatar o estado de situação e continuar com os esforços para estabelecer um diálogo entre governo e oposição.
Sendo às 15 horas, o Presidente Arlindo Chinaglia deu por finalizada a XLVII Sessão Ordinária.
Em arquivo anexo segue a Ordem do Dia da XLVII SO.
Veja o vídeo da XLVII SESSÃO ORDINÁRIA
Aceda ao acervo fotográfico da jornada