Agencia PARLASUL (20-04-2017). No passado dia 10 de abril, na sede do Parlamento Latino-Americano (PARLATINO) na cidade de Panamá, se realizou uma reunião com caráter preparatório das Diretivas do Componente Latino-Americano da Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (EUROLAT), onde se revisou a agenda de trabalho das comissões parlamentares permanentes e afinaram temas em vista às reuniões com suas contrapartes do Parlamento Europeu, que se realizará entre os dias 22 e 24 de maio deste ano, em Florença, Itália.
A Parlamentar do MERCOSUR Julia Perié, Copresidente da Comissão de Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente, Política Energética, Investigação, Inovação e Tecnologia, indicou que este encontro teve a finalidade de entrar em consenso sobre os temas entre os Representantes dos Parlamentos Latino-Americanos e ter um critério unificado. Na Europa isto já ocorre, pois esse Parlamento se reúne todos os dias e os assuntos já estão afinados.
Entre alguns dos temas apresentados para serem debatidos na próxima Plenária EUROLAT, serão os assuntos da agenda global, como são a migração, combate ao terrorismo e desastres naturais que usualmente analisam os deputados em todas as regiões do mundo.
A Delegação Externa da EUROLAT do Parlamento do MERCOSUL contou com a participação dos Parlamentares Roberto Requião (Brasil), copresidente do Componente Latino-Americano da EUROLAT; Julia Perié (Argentina), Diego Mansilla (Argentina), Eliana Bertón (Bolívia); Benita Díaz (Bolívia); Daniel Caggiani (Uruguai); e Saúl Ortega (Venezuela).
No encontro também interviram, os presidentes e diretivos do Parlamento Andino (PARLANDINO), Parlamento Centro-Americano (PARLACEN), PARLATINO e representantes das comissões parlamentares mistas México-UE e Chile-UE, entre eles, o senador chileno Jorge Pizarro, ex-presidente do PARLATINO.
Com informações da web do PARLATINO