Agência PARLASUL (06/04/2017). A parlamentar brasileira Fátima Bezerra esteve com a TV PARLASUL após a XLV Sessão Ordinária e assinalou os principais temas abordados pela Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Esporte. Entre estes, destacou a realização de um seminário sobre educação nos países membros, em junho, com quatro mesas temáticas: educação e indicadores sociais, legislação, valorização dos profissionais da educação e sobre as reformas conservadoras com seus impactos na educação.
Sobre a conjuntura política do MERCOSUL, a parlamentar apontou que o Brasil vive um momento de retrocesso, "no qual um golpe parlamentar destituiu uma presidente eleita e impôs uma agenda de retrocesso social". Fátima Bezerra destacou que o governo brasileiro atual ataca o setor da educação, com a reforma educacional encaminhada, além da reforma trabalhista e previdenciária.
No âmbito da Comissão de Educação, a parlamentar também ressaltou que o reconhecimento dos diplomas está em debate e uma audiência pública será realizada, no Brasil, em maio, para dar continuidade a esse importante tema. Segundo a parlamentar, está também em pauta a conformação de políticas publicas para a defesa da comunidade LGBT nas escolas, buscando articular um amplo debate sobre programas de educação inclusiva.
Veja o vídeo: