Observatório da Democracia do PARLASUL manifesta que equatorianos exerceram de maneira livre e pacífica o dereito ao voto

(Agência PARLASUL 04/04/17) O Observatório da Democracia do Parlamento do MERCOSUL (ODPM), participou como Missão Eleitoral Internacional durante o segundo turno das Eleições Gerais do Equador - 2017. Ocasião em que tiveram todas as garantias para a jornada eleitoral do domingo passado (02/04/16).

“Podemos certificar que nos encontramos na presença de um processo transparente e cívico, no qual os equatorianos exerceram de maneira livre e pacifica seu direito de votar por um governo que os represente”, apontou o parlamentar Oscar Ronderos, de Venezuela. Mais de 10 milhões de equatorianos e equatorianos foram às juntas eleitorais votar no segundo turno no ultimo domingo, tendo total liberdade e facilidade.

Os delegados do ODPM participaram do processo de instalação das urnas de votação e estiveram em diversas juntas receptoras de votos, onde verificaram cada passo do processo. No momento de fechamento das mesas de votação, observou-se aos cidadãos proceder na contagem dos certificados de votação recolhidos das urnas, com a presença de delegados de ambas opções eleitorais, assegurando assim a confiabilidade e segurança do sistema. Os delegados também verificaram o processo de digitalização e de transmissão de dados dos resultados eleitorais.

Durante a contagem de votos os delegados do ODPM constataram que tudo ocorreu dentro dos parâmetros democráticos aceitos universalmente, marcados por um processo eleitoral transparente e plural, representando o triunfo da democracia nacional e a consolidação dos mecanismos e organismos de Observação Eleitoral Internacional, como os da UNASUL, OEA, a A-WEB e o PARLASUL.

Escute o Parlamentar Oscar Ronderos, da Venezuela.

Escute o Parlamentar Ana Maria Corradi, da Argentina