Entre os dias 19 e 22 de setembro, o Parlamento do MERCOSUL será anfitrião da Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (EuroLat) que terá sua Nona Sessão Plenária Ordinária co-organizada pelo Poder Legislativo do Uruguai.
A EuroLat é uma Assembleia Parlamentar multilateral composta por 150 membros, 75 do Parlamento Europeu e 75 do componente latinoamericano, incluindo PARLATINO (Parlamento Latinoamericano), PARLANDINO (Parlamento Andino), PARLACEN (Parlamento Centroamericano) e PARLASUL (Parlamento do MERCOSUL) com participação também dos Congressos mexicano e chileno. A EuroLat adota e apresenta resoluções e recomendações a várias organizações, instituições e grupos ministeriais responsáveis pelo desenvolvimento da Associação Estratégica Birregional.
Realizado pela segunda vez no Palácio Legislativo do Uruguai, em Montevidéu, o encontro acontece com ampla agenda em que se reunirá, além das comissões, o Grupo de Trabalho sobre migração nas relações entre a UE, América Latina e as Caraíbas; a EuroLat - Sociedade Civil e o Fórum Euro-Latino-Americano da Mulher.
A Presidenta interina do Senado da República Oriental do Uruguai, Senadora Lucía Topolansky, realizará a abertura da Nona Sessão que terá como oradores o Secretario General de la OEA, Sr Luis Almagro Lemes; o Secretario Geral da UNASUR, Sr Ernesto Samper Pizano; o Vice-Presidente do Parlamento Europeo, Sr Antonio Tajani; o Presidente do Componente Europeo da Assembleia EuroLat, Sr Ramón Jáuregui; o Presidente do componente Latinoamericano da Assembleia EuroLat, Sr Roberto Requião e o Presidente Interino da República Oriental de Uruguai, Sr. Raúl Sendic.
Serão participantes do evento o Parlamento do MERCOSUL, o Parlamento Latino-Americano, o Parlamento Andino, o Parlamento Centro-Americano, a Comissão Parlamentar Mista UE-México, a Comissão Parlamentar Mista UE-Chile, o Parlamento Europeu, os Observadores Permanentes : CESE e a Fundação UE-ALC.
Acompanhe a cobertura diária do encontro realizada pela Agência PARLASUL.
No arquivo anexo segue o Projeto de Programa da Nona Sessão Plenária Ordinária da EuroLat.
Agencia PARLASUL – mc – as – pb
Fonte: Parlamento Europeu