O presidente do Parlasul Jorge Taiana encabeçou nesta sexta-feira o "Fórum para a elaboração do Protocolo Regional da Luta contra a Dengue", que se realizou na Cidade de Posadas, Misiones, com o propósito de elaborar um Protocolo de combate contra o vetor que produz a epidemia e afeta a toda a região.
No encerramento da jornada, Taiana destacou: "Para o combate do mosquito transmisor da dengue e do zika, o Aedes Aegypti, devemos estar unidos como região. Existem problemas que não se podem resolver sem os países vizinhos porque nos afetam a todos e temos que abordá-los regionalmente. Se requer uma coordenação estratégica e uma participação comunitária e por isso o Parlasul, que é o órgão de representação popular do Mercosul, pode ajudar muito nesta tarefa".
"Este foro tem uma perspectiva regional e territorial e por isso é importante que o realizemos em Misiones que está no coração do Mercosul e é o centro da batalha contra a epidemia. O mais interessante deste foro é o que vamos levar em março na sessão plenária do Parlasul en Montevideo é uma dupla experiência; por um lado transmitir a necessidade de uma perspectiva de integração entre os países e por outro a riqueza da práctica e o conhecimento da realidade profunda de nossa região", afirmou o Presidente do Parlasul.
O Foro organizado pelas parlamentares do Parlasul Julia Perié e Cecilia Britto contou com a presença do Governador de Misiones Hugo Passalacqua, o Vice-governador Oscar Herrera Ahuad, o Ministro de Saúde da província Walter Villalba, e o Prefeito de Posadas Joaquin Losada, a Senadora Sandra Giménez, parlamentares do Parlasul de Argentina, Uruguai e Paraguai e especialistas sanitaristas de toda região.
Taiana explicou que com todo o material exposto pelos especialistas e autoridades se elaborou um Protocolo Regional de abordagem sanitário para situações de emergência que será apresentado na próxima plenária do Parlasul em 14 de março de 2016. Informou também que o segundo Foro sobre dengue será na província de Santiago del Estero.