Esta segunda-feira, 14 de Dezembro, no Salão dos Plenários do Edifício MERCOSUL em Montevidéu, Uruguai, se realizou a última Sessão Plenária do Parlamento do MERCOSUL do ano 2015.
Desde as nove da manhã, a Mesa Diretora do Parlamento do MERCOSUL esteve reunida. Participaram da mesma, o Presidente Saúl Ortega Campos por Venezuela; pela Argentina esteve presente Jorge Taiana acompanhado por Agustín Rossi. Pelo Brasil esteve presente o Parlamentar Roberto Requião, Chefe de Delegação; Tomás Bittar e Alfonso González Núñez do Paraguai, Vice-Presidente e Chefe de Delegação pelo país guarani; pelo Uruguai o Vice-Presidente e Chefe de Delegação Daniel Caggiani, quem esteve acompanhado pelo Parlamentar Gustavo Penadés, o Parlamentar Pablo Iturralde e a Parlamentaria Susana Montaner. Estiveram presentes também as Parlamentarias Eliana Bertón Guachalla e Benita Díaz de Bolívia, país em processo de adesão.
A Sessão Plenária começou aproximadamente ao meio-dia, onde em uma histórica ocasião, os 43 Parlamentares Argentinos eleitos em forma direta por seus cidadãos nas eleições do passado mês de Outubro, cumpriram com o juramento e assumiram suas bancas no Organismo. Assumiram também três novos Parlamentares Brasileiros.
Uma vez iniciada a Sessão, pediu a palavra a Parlamentar Mariana Zuvic, da Argentina, do Partido “Cambiemos” quem disse que “...em virtude de alguns inconvenientes encontrados do vazio legal no qual nos encontramos solicito em nome do Partido “Cambiemos”, seja feito um quarto inter-meio para dirimir as questões referidas à eleição do Vice-Presidente correspondente a meu país.”
Por sua parte, Agustín Rossi do Partido Frente para la Victoria (FPV) expressou a modo de resposta que “…estas eleições diretas são um claro sinal do compromisso do povo argentino com o processo de integração.
Isto gerou no povo argentino um novo diagrama social e político, agora há oficialismos e oposições marcadas na composição da bancada argentina no PARLASUL. Estas eleições geraram uma legitimidade, que determinou que a maioria dos Parlamentares seja do Frente para la Victoria.
Isto implica que se deva se eleger um Vice-Presidente para a Mesa Diretora, todos os argentinos sabemos que será um grave erro institucional volver a nosso país sem havê-lo escolhido.
Temos que dizê-lo, a assinatura de 30 Parlamentares dos 43 Parlamentares Eleitos, há Parlamentares de outros partido políticos da Argentina, ademais do FpV, que expressam sua vontade de que o Vice-Presidente pela Argentina seja eleito hoje, e o nome que propomos é o de Jorge Taiana. Por legitimidade popular, institucional e democrática é que se chegou ao seu nome…”.
Seguidamente, se procedeu à votação nominal e o Sr. Parlamentar Jorge Taiana foi eleito pelo plenário do PARLASUL como Vice-Presidente da Delegação Argentina.
Posteriormente, o Parlamentar Taiana expressou: “Quero agradecer nesta oportunidade aos Parlamentares que apoiaram minha designação. Nós estamos vivendo uma época complexa no mundo e a região. Uma época de desaceleração econômica e uma grande conflitividade.”
Há conflitos e problemas que não podem ser resolvidos por um só país, é por isso que neste momento devemos fortalecer o MERCOSUL.
Com esse cenário de necessidade é que buscamos, com vocação de união e crescimento é que estas eleições diretas afiançam o processo e fortalecem o bloco.
Temos que ter uma atitude ativa em pro da região e devemos buscar afiançar o processo. Os Parlamentares somos bons interlocutores na medida em que buscamos remover barreiras e dificuldades. Agora teremos mais possibilidades de atuar e de desenvolver a diplomacia parlamentaria.
Temos uma dupla função, aproximar a integração aos nossos povos e desenvolver a diplomacia parlamentaria. Vamos trabalhar por um PARLASUL mais ativo e para corrigir as estruturas e vamos trabalhar para estarmos mais próximos de nossas sociedades. Este Parlamento está sendo chamado para se fortalecer e se consolidar.”
Posteriormente se passou à leitura da Ordem do Dia onde as distintas propostas ingressadas foram giradas às respectivas Comissões para seu correspondente estudo por parte dos Parlamentares.
PARLASUL/ma-pb-as
Foto: PARLASUL