Declaração de 18 de novembro de 2015 dos copresidentes da Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (EuroLat) sobre os atentados em Paris, de 13 de novembro de 2015

Os copresidentes da Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (EuroLat), Senador Roberto Requião e Deputado ao Parlamento Europeu Ramón Jáuregui Atondo, com base no artigo 18.º do Regimento da Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana, por ocasião dos ataques de 13 de novembro de 2015, em Paris, declaram:

• Na sexta-feira, 13 de novembro, Paris foi vítima de uma sucessão brutal de atentados que causaram 129 mortos e numerosos feridos com diferente gravidade. O choque e indignação sentidos em todo o mundo perante a magnitude desta barbárie só são comparáveis à solidariedade para com a cidade de Paris e todo o povo francês demonstrada por milhões de cidadãos dos cinco continentes.

• Também nós, na qualidade de copresidentes da EuroLat, apresentamos as nossas condolências às vítimas e às suas famílias e manifestamos a mais enérgica repulsa face a este ataque terrorista, fruto do fanatismo e da crueldade arbitrária. Ao atacar a França, o fundamentalismo atentou contra os valores da liberdade, da igualdade e da fraternidade que esse país representa e que são inerentes à democracia. Perante o terror que procura mergulhar-nos no medo e na injustiça, os democratas devem permanecer unidos em torno dos seus princípios, confiando na vitória final da razão, da democracia e do Estado de direito. A América Latina e a Europa partilham estes valores e desejamos reafirmá-los neste momento trágico, como expressão do sentimento dos parlamentos latino americanos e europeus.