O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (08), no gabinete do senador Requião.
A ALADI foi instituída pelo Tratado de Montevidéu, em 1980, com objetivo de promover a integração econômica. Sua origem está na Associação Latino-Americana de Livre Comércio – ALALC, iniciada em 1960.
O senador Requião propôs a realização de um trabalho para que os cidadãos se envolvam no “clima MERCOSUL”, através de ações que reforcem a identidade e o sentimento de unidade na América Latina. O Secretario Geral da ALADI lembrou a necessidade de promover ações que melhorem a vida cotidiana dos povos na região.
O trabalho da ALADI visa à implantação gradual e progressiva de um mercado comum latino-americano, caracterizado pela adoção de preferências tarifárias e pela eliminação de restrições não tarifárias.
A ALADI reúne doze países classificados em três categorias, de acordo com as características econômico-estruturais: Bolívia, Equador e Paraguai (Menor Desenvolvimento Econômico Relativo – PMDER); Chile, Colômbia, Peru, Uruguai, Venezuela e Cuba (Desenvolvimento Intermediário – PDI); e os demais países são Argentina, Brasil e México.
Foto: Crédito - Márcia Kalume / Agência Estado
Fonte: Assessoria de imprensa do Senador Roberto Requião