A eleição para a presidência, que deveria ter acontecido durante a reunião de instalação da Representação Brasileira no Parlamento do MERCOSUL (Parlasul), está confirmada para terça-feira (13), 14h30, no plenário19, Ala Alexandre Costa - Senado Federal. A delegação brasileira foi instalada no último dia 31, com impasse entre o grupo para indicação dos candidatos à Mesa Diretora.
Os 37 membros da Representação Brasileira no Parlamento do MERCOSUL (Parlasul) escolherão a presidência para o biênio 2011-2012 nesta terça-feira, 13, com decisão de consenso entre os membros indicados para que o presidente da delegação seja escolhido entre um senador. Os parlamentares pediram adiamento da eleição para o dia 13 de setembro, após o feriado, para tentativa de indicação por aclamação.
Durante a instalação, realizada dia 31 de agosto, foram declarados três nomes, entre os quais o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), senadora Ana Amélia (PP-RS) e senador Roberto Requião (PMDB-PR). Após debate, o colegiado optou pelo consenso de um nome entre os membros do senado, conforme o acordo de rodízio entre as Casas Legislativas, levando-se em consideração que o número de representantes na Câmara é duas vezes maior que o número de representantes no Senado.
A presidência da Representação Brasileira deverá ser composta por um senador, sendo um vice-presidente da Câmara e um do Senado. A vice-presidência do Parlamento do MERCOSUL terá um deputado brasileiro.
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) abriu mão de presidir as reuniões da Representação Brasileira enquanto não houver eleição. Assim, a próxima reunião será presidida pelo pernambucano eleito pelo Estado de São Paulo deputado Roberto Freire (PPS-SP). Ambos os Regimentos Internos - Câmara e Senado - estabelecem que enquanto não houver eleição, as reuniões são presididas pelo parlamentar mais idoso.