Agência PARLASUL (12/04/2021). No último domingo (11), o Observatório da Democracia do Parlamento do MERCOSUL (ODPM), participou das Eleições Gerais de 2021 da República do Peru onde estiveram em disputa os cargos de Presidente da República, dois Vice-Presidentes, 130 parlamentares da República e 5 Parlamentares andinos para o período de governo 2021-2026.
Mais de 25 milhões de peruanos foram chamados a participar desse processo eleitoral. A Missão do Observatório da Democracia do PARLASUL foi chefiada pelo Parlamentar Herman Olivero (Argentina), que participou das atividades em Lima, na capital do país. A Missão participou de reuniões com candidatos, partidos políticos e autoridades eleitorais, além de treinamentos oficiais, de maneira virtual e presencial.
Na quinta-feira (08) teve início a Missão do ODPM, participando remotamente de uma série de agendas com as autoridades eleitorais do país. Entre as atividades, houve uma reunião com Jorge Luis Salas Arenas, Presidente da Junta Nacional Eleitoral (JNE), que propôs o exercício de protocolos e ações que visem a transparência no processo eleitoral. Participaram da reunião o Chefe Nacional do Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE), Piero Corvetto, e pelo Chefe Nacional do Registro Nacional de Identificação e Estado Civil (RENIEC). Em seguida, Lourdes Vargas Huamán, Secretária-Geral do JNE, encerrou o encontro prestando informações relevantes sobre o processo eleitoral.
Na sexta-feira (09) prosseguiram os trabalhos da Missão de Observação do PARLASUL em Lima, acompanhando as agendas remotas propostas pela autoridade eleitoral, tendo em vista a análise e busca de informações sobre o processo para o domingo, na qual Yuly Romero Saénz, Chefe do Centro de Operações do Processo Eleitoral (COPE) da Junta Nacional Eleitoral (JNE) realizou uma apresentação sobre o tema.
No sábado (10), o Parlamentar argentino Herman Olivero, representante da Missão de Observação do PARLASUL no Peru, participou do encontro com candidatos à presidência e vice-presidência, de diferentes partidos políticos, onde trocaram opiniões sobre o processo eleitoral. Olivero também participou da agenda de intercâmbio com outras missões de observação eleitoral, como a Confederação Permanente dos Partidos Políticos da América Latina e do Caribe (COPPPAL).
No domingo (11), o Parlamentar Olivero deu início à recorrida aos centros educacionais eleitorais de Lima como representante da Missão de Observação Eleitoral do PARLASUL. Segundo Olivero, o público começou este dia com tranquilidade, mas observou-se o atraso na abertura das mesas de votação, já que apenas 70% dessas haviam sido instaladas logo de duas horas após o início das eleições, segundo dados do Organismo Nacional Processos Eleitorais (ONPE). Previa-se a instalação de 86.488 mesas de votação em todo o território nacional para receber os eleitores até às 19h00, um calendário alargado em relação ao habitual nas eleições do país devido à pandemia COVID-19. O Parlamentar destacou ainda a iniciativa de colocar mesas de votação em gazebos ao ar livre como uma importante medida sanitária contra a disseminação da COVID-19.
Por fim, a “Acta de Puesta a Cero en los Servidores de ONPE” foi assinada pelos representantes do JNE, RENIEC e ONPE. Caso não haja Presidente e Vice-Presidentes eleitos neste processo, será realizada uma votação no domingo, 6 de junho deste ano, onde o PARLASUL, por meio de seu Observatório, continuará acompanhando o processo eleitoral.
Ressalte-se ainda que os Parlamentares eleitos tomarão posse e assumirão suas funções até 27 de julho de 2021; e se o Presidente da República e seus Vice-presidentes forem eleitos, o farão em 28 de julho de 2021.