Nesta terça-feira, 8 de outubro, a Comissão de Assuntos Jurídicos e Institucionais do Parlamento do MERCOSUL realizou um Seminário com a presença de autoridades do MERCOSUL a fim de promover o intercâmbio entre os organismos.
Durante a manhã, estiveram presentes o membro do Tribunal Permanente de Revisão, Dr. José Maria Gamio, e os Parlamentares da Comissão de Assuntos Jurídicos e Institucionais: Lilia Puig pela Argentina, Eduardo Bernal pelo Paraguai, Roberto Freire pelo Brasil e Elias Jaua pela Venezuela.
Dr. Gamio agradeceu a Comissão de Assuntos Jurídicos pelo convite e destacou que é a primeira vez que se reúnem ambos órgãos do MERCOSUL: o Parlamento do MERCOSUL e o Tribunal Permanente de Revisão. "O contato com o PARLASUL é muito importante porque nos coloca em contato com o cidadão do MERCOSUL" afirma o membro do TPR.
Cabe destacar que o Regulamento Interno do PARLASUL estabelece que a Comissão de Assuntos Jurídicos tem a competência de estabelecer consultas e cooperação com o Tribunal Permanente de Revisão.
No período da tarde, se somaram a reunião os parlamentares: Daniel Ramundo, Cecilia Britto, Eduardo Nicoletti, Teresa Paradi. O Alto Representante Geral do MERCOSUL (ARGM), Dr. Florisvaldo Fier, esteve presente no encontro, marcando a importância de que o PARLASUL trabalhe em conjunto com o MERCOSUL na Agenda Cidadã do bloco.
O ARGM destaca que "há muito espaço para se atuar como Parlamentar do MERCOSUL e defender o povo da região", mas para isso é necessário sair do debate nacional e ir para o debate de integração.
A seguir, houve uma exposição de Marcelo Mondelli e Rafael Reis, ambos do Gabinete do ARGR, que apresentaram as atividades realizadas pelo ARGM com ênfase na cidadania e nas possibilidades de diálogo e trabalho conjunto entre os organismos do MERCOSUL e o PARLASUL. A Atividade teve seu desfecho com uma breve exposição da realidade de cada região ali representada pelos Parlamentares presentes que se dispuseram a dar continuidade a agenda sugerida para as comissões.
Agência PARLASUL - mc