A estrutura da Assembléia EuroLat está composta por:
- Sessão Plenária
- Mesa Diretora
- Comissões Permanentes
- Grupos de Trabalho e
- Secretaria.
Sessões Plenárias:
As Sessões Plenárias Ordinárias se realizam uma vez ao ano, alternativamente em um país de América Latina e Caribe e em um país de Europa.
Mesa Diretora:
A Mesa Diretora é o órgão responsável pela coordenação dos trabalhos da Assembléia, estabelece a agenda, realiza o seguimento de atividades e resoluções que sejam adotadas, e mantém o vínculo com a Cúpula, entre outras funções.
A Mesa Diretora está integrada por dois Co Presidentes (um por cada Componente) e quatorze Co Vice presidentes (sete por cada Componente).
Comissões Permanentes:
As Comissões Permanentes são:
1. Comissão de Assuntos Políticos, de Seguridade e de Diretos Humanos,
2. Comissão de Assuntos Econômicos, Financeiros e Comerciais,
3. Comissão de Assuntos Sociais, Intercâmbios Humano, Meio Ambiente, Educação e Cultura.
Grupos de Trabalho:
Os grupos de trabalho podem se estabelecidos para pronunciar-se sobre um aspecto concreto da Associação Estratégica ou seu envio em tarefas de informação ou estudo aos países da Associação ou a organizações internacionais.
Em ambos os casos, a Mesa Diretora decidirá sobre sua criação, organização, competências e a composição dos mesmos. E, se pode solicitar a tais grupos a elaboração de informes e projetos de resolução ou recomendação dirigidos a Assembléia.
Secretaria:
Para a preparação, bom desenvolvimento e seguimento dos trabalhos, a Mesa Diretora e demais órgãos da Assembléia conta com a assistência de uma Secretaria, composta por funcionários de cada um dos componentes da Assembléia.