A Secretaria de Relações Internacionais e Integração tem como objeto a elaboração e execução da agenda exterior do PARLASUL no cenário regional e internacional através da cooperação interparlamentaria e da promoção da visibilidade do organismo nesse nível. Neste sentido se vincula com os parlamentos nacionais e regionais, com os organismos Internacionais, assembleias e fóruns do âmbito mundial.
O PARLASUL, no marco dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) Agenda 2030 trabalha com sócios estratégicos como são o PNUD, CEPAL, FAO-OMS e o IPPDH, pelo qual tem se estabelecido alianças e acordos de cooperação que permitem otimizar e complementar as agendas.
Desde o ano de 2008 tem se realizado um intenso intercâmbio de documentos e convites para atividades conjuntas com o Parlamento Centro Americano e o Parlamento Andino. Este relacionamento se concretizou no I Encontro de Presidentes de Parlamentos Regionais realizado em 18 de setembro de 2012 na República Dominicana. A finalidade de promover a coordenação de estratégias de Integração conjuntamente com os outros blocos regionais ficou plasmada no Acordo-Quadro de Cooperação Interparlamentaria para o Desenvolvimento assinado nessa data. Deve se destacar que deste encontro surge a Declaração de Santo Domingo através da qual se manifesta a decisão de institucionalizar uma Coordenadora Interparlamentaria Permanente, com o objeto de se constituir num futuro como órgão parlamentar da CELAC.
No ano de 2019 foi assinada a Declaração de Montevidéu, um Acordo-Quadro para a Cooperação Interparlamentaria para o Desenvolvimento assinado entre o Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL), o Parlamento Centro Americano (PARLACEN) e o Parlamento Latino Americano (PARLATINO).