Correo
|
|
|
|
|
|
|
 
 
PARLASUL propõe alianças estratégicas para impulsionar economias locais na América Latina e no Caribe  
 
Agência PARLASUL (16/05/2025). O Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) participou nesta sexta-feira (16) da primeira reunião oficial da União de Parlamentos Latino-Americanos e Caribenhos (UPLAC). Em representação do PARLASUL participou o Vice-presidente Rodrigo Gamarra (Paraguai).

Agência PARLASUL (16/05/2025). O Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) participou nesta sexta-feira (16) da primeira reunião oficial da União de Parlamentos Latino-Americanos e Caribenhos (UPLAC). Em representação do PARLASUL participou o Vice-presidente Rodrigo Gamarra (Paraguai). O encontro ocorreu no âmbito das sessões ordinárias do Parlamento Andino, na Cidade do Panamá, marcando o início de uma nova etapa de articulação institucional conjunta entre os parlamentos regionais da América Latina e do Caribe.

A reunião teve como tema central a instalação formal da UPLAC, bem como a definição de estratégias de coordenação entre os parlamentos membros para implementar as recomendações derivadas das Cúpulas “Integração da Integração”, baseadas na Declaração de Cochabamba (Protocolo 193/2024). Também foram discutidas as prioridades para a construção de uma agenda estratégica comum de longo prazo, que respeite as especificidades de cada parlamento e promova a cooperação em temas de interesse regional.

A criação da UPLAC foi consolidada em 2 de dezembro de 2024, durante a Assembleia comemorativa do 60.º aniversário do Parlamento Latino-Americano e Caribenho (PARLATINO), por meio da assinatura de um documento conjunto pelos presidentes dos quatro parlamentos regionais: PARLATINO, PARLANDINO, PARLACEN e PARLASUL. Nessa ocasião, foi nomeado como Presidente Pro Tempore da UPLAC o Parlamentar Gustavo Pacheco Villar, Presidente do Parlamento Andino (PARLANDINO).

O Vice-presidente Rodrigo Gamarra (Paraguai) alertou sobre a necessidade de analisar a conjuntura global a partir de uma perspectiva regional, destacando que “uma análise mais global e mais regional fortalece nosso espírito de cooperação”. Ao se referir aos efeitos das políticas protecionistas implementadas por potências como os Estados Unidos, afirmou que “a política protecionista dos Estados Unidos gera incerteza global; nossa região precisa de respostas conjuntas e estratégicas”.

Nesse sentido, Gamarra valorizou especialmente a criação da UPLAC como uma plataforma que pode fortalecer a capacidade de negociação regional. “Esses espaços de integração parlamentar são importantes porque representam um caminho alternativo para enfrentar crises financeiras e negociar em condições de igualdade”, expressou o Parlamentar paraguaio.

Gamarra também enfatizou o papel da diplomacia parlamentar como ferramenta fundamental para aproximar posições entre países com diferentes tamanhos econômicos, promovendo alianças estratégicas que beneficiem tanto os maiores quanto os menores. “A estabilidade política gera confiança e abre oportunidades. Esta cúpula é uma oportunidade para construir uma integração real em infraestrutura, economia e cooperação”, concluiu.

Por fim, o Parlamentar afirmou que “a integração real se conquista com ações concretas em infraestrutura, economia e cooperação regional. Não é um discurso, é uma necessidade”.

O PARLASUL continuará comprometido ativamente com os debates no âmbito da UPLAC, contribuindo com propostas e iniciativas voltadas à integração dos povos latino-americanos e caribenhos, em consonância com os princípios da cooperação interparlamentar e do respeito à diversidade política e institucional da região.


 
Você está aqui : Início > Inicio > PARLASUL propõe alianças estratégicas para impulsionar economias locais na América Latina e no Caribe
 

 

©sec.copyright

Parlamento del Mercosur - Dr. Pablo de Maria 827 C.P. 11.200 - Montevideo/República Oriental del Uruguay - Tel: (598) 2410.97.97
Esta página puede ser reproducida sin fines de lucro, siempre y cuando no se la altere, citando la fuente completa y la dirección electrónica seccomunicacion@parlamentodelmercosur.org.De lo contrario, se requiere permiso previo por escrito de la Institución.