Agência PARLASUL (07/03/2025). Na próxima segunda-feira, 10 de março, o Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) realizará o primeiro encontro do ano em sua sede em Montevidéu, Uruguai, para conduzir a XCIX Sessão Ordinária e I Sessão Especial, presidida pelo Parlamentar Arlindo Chinaglia (Brasil). Está prevista a discussão de importantes temas de interesse regional.
A Sessão Plenária começará com a posse de novos Parlamentares e a eleição do Vice-Presidente do PARLASUL pela Argentina. Além disso, serão debatidos diversos projetos, incluindo a criação do Fundo para a Conservação e o Desenvolvimento Sustentável do Grande Chaco Americano, a assinatura de acordos de cooperação com a Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento (ALIDE) e a Corporação Andina de Fomento (CAF), bem como a criação do Grupo de Amizade Parlamentar com a Câmara de Conselheiros do Reino de Marrocos.
É importante destacar que, após a Plenária, será realizado o Fórum "Direitos Humanos e acesso à saúde: desafios regionais para a integração", organizado pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos do PARLASUL, presidida pela parlamentar Victoria Donda (Argentina). Este debate reunirá parlamentares e representantes da sociedade civil para discutir o acesso a tratamentos médicos e a construção de um marco legal regional que garanta o direito à saúde no MERCOSUL.
Também se reunirão algumas Comissões Permanentes, entre elas a Comissão Especial de Emergência Sanitária e Ambiental, criada com o objetivo de coordenar respostas eficazes diante de crises sanitárias e desastres ambientais na região. Vale ressaltar que esta Comissão promove a cooperação entre os Estados Partes e elabora diretrizes para a prevenção e o controle de emergências ambientais e sanitárias.
Transmissão ao vivo
A sessão será transmitida ao vivo simultaneamente pelas plataformas oficiais do PARLASUL no Facebook e YouTube, permitindo o acesso público às deliberações e decisões adotadas pelos parlamentares do bloco.