Agência PARLASUL (08/02/2025). A Missão de Observação Eleitoral (MOE) do Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL) segue com sua agenda de atividades em Quito, Equador, antes das eleições presidenciais e legislativas, reunindo-se nesta quinta-feira (06) e sexta-feira (07) com autoridades eleitorais, representantes de partidos políticos e especialistas em democracia. O objetivo é avaliar o andamento do processo eleitoral e fortalecer a cooperação regional em observação eleitoral.
Como parte de seus primeiros encontros, a MOE do PARLASUL participou da inauguração do Programa de Observação Eleitoral Internacional, organizado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do Equador, destacando a importância da cooperação internacional na supervisão das eleições. Além disso, reuniu-se com a equipe da Lupa Media ETC para conhecer seu trabalho de verificação de fatos e combate à desinformação durante o processo eleitoral.
A Chefe da Missão, Fabiana Martín, ressaltou à imprensa local que "somos o único observatório composto exclusivamente por parlamentares. Buscamos ser o mais plurais possível para garantir que nosso relatório reflita a máxima objetividade". Ela também destacou que "a democracia na região se fortalece com a abertura e transparência do CNE para os observadores, permitindo-nos trabalhar com profundidade e sem limitações".
Diálogo com atores políticos e justiça eleitoral
A Missão do PARLASUL manteve reuniões com diversas forças políticas do país, incluindo o Partido Sociedade Patriótica (PSP), o Partido Pachakutik, o Partido Revolução Cidadã e o Partido Ação Democrática Nacional (ADN). Esses encontros permitiram aos observadores conhecer, em primeira mão, a visão dos diferentes setores sobre o processo eleitoral e os desafios da representação política no Equador.
Além disso, a Missão reuniu-se com o Pleno do Tribunal Contencioso Eleitoral (TCE) para discutir questões centrais sobre a justiça eleitoral no país e seu papel na garantia da transparência e equidade nas eleições. A delegação também dialogou com o especialista constitucional Arturo Cabrera, que apresentou uma análise do marco normativo e dos desafios jurídicos do processo eleitoral.
No contexto da integração regional, a Missão encontrou-se com os embaixadores dos países do MERCOSUL no Equador, reforçando o compromisso do bloco com o fortalecimento da democracia na América Latina.
A Missão de Observação Eleitoral do PARLASUL, composta pela parlamentar Fabiana Martín e pelos parlamentares Gabriel Fuks (Argentina); Nelson Padovani e Fernando Marangoni (Brasil); Carlos María López López e Pastor Alberto Vera (Paraguai); e Bettiana Díaz e Daniel Peña (Uruguai), continuará seu trabalho neste domingo (09), acompanhando a inauguração do processo eleitoral, a abertura das Mesas Receptoras de Voto, visitas a centros de votação e a supervisão do desenvolvimento da jornada eleitoral.
Contato de Imprensa do PARLASUL
Para consultas, entrevistas ou qualquer informação adicional sobre a MOE do PARLASUL no Equador, entre em contato com Maria Julia Carvalho, Chefe de Imprensa da MOE, pelo e-mail: seccomunicion@parlamentomercosur.org ou pelo telefone +598 98 720 030.