Correo
|
|
|
|
|
|
|
 
 
Declaração aprovada no PARLASUR busca subsidiar produtores rurais familiares do MERCOSUL  
 
Agência PARLASUL (4/11/2024). Durante a XCVI Sessão Plenária Ordinária do Parlamento do MERCOSUL, realizada em setembro, na cidade de Assunção, Paraguai, o órgão regional aprovou uma Declaração que insta o Conselho do Mercado Comum (CMC) a apoiar uma política comum de subsídio à agricultura familiar camponesa (AFC) no MERCOSUL.

Agência PARLASUL (4/11/2024). Durante a XCVI Sessão Plenária Ordinária do Parlamento do MERCOSUL, realizada em setembro, na cidade de Assunção, Paraguai, o órgão regional aprovou uma Declaração que insta o Conselho do Mercado Comum (CMC) a apoiar uma política comum de subsídio à agricultura familiar camponesa (AFC) no MERCOSUL.

A Declaração considera a grave crise que afeta a agricultura familiar, especialmente no Paraguai e nos outros países do bloco regional. Além disso, enfatiza a importância do MERCOSUL em adotar medidas semelhantes às de outros países que avançaram nessas políticas desde a década de 70, citando que países como Japão, Estados Unidos e a maioria dos países europeus subsidiam consistentemente a pequena produção agrícola.

Destaca-se que o Projeto aponta que esses países considerem fundamentais garantir dois elementos: primeiro, ter alimentos frescos a preços acessíveis para a maioria da população urbana; e segundo, evitar o abandono das áreas rurais, já que as populações que abandonam a agricultura geram mais desemprego nas cidades que as acolhem.

A declaração também enfatiza que o fortalecimento da agricultura familiar é um elemento estratégico para a negociação do Tratado de Livre Comércio entre o MERCOSUL e a União Europeia.

Assim, o Parlamentar Gustavo Arrieta (Argentina), membro informante do Projeto na Sessão, argumentou sobre a necessidade dos Estados Partes em fortalecer as políticas de apoio e subsídio, dado o valor agregado e o trabalho que a agricultura familiar proporciona à região.

Situação atual da Agricultura Familiar do MERCOSUL 

O papel dos órgãos do MERCOSUL, como a Reunião Especializada da Agricultura Familiar do MERCOSUL (REAF-MERCOSUL), tem sido fundamental na criação de espaços de diálogo entre a sociedade civil e os governos da região para a formulação de políticas públicas agropecuárias. Desde sua criação em 2004, a REAF tem assessorado as instâncias executivas do bloco, promovendo políticas diferenciadas para a Agricultura Familiar Campesina (AFC). Graças a esse impulso, foram implementadas ferramentas chave, como os Registros Nacionais da Agricultura Familiar, que permitem uma alocação mais eficiente de recursos e melhoram a qualidade de vida dos pequenos produtores rurais.

Em junho deste ano, realizou-se a XL Reunião Especializada da Agricultura Familiar do MERCOSUL (REAF-MERCOSUR), onde altas autoridades do Paraguai e do Uruguai mencionaram a construção de um novo Plano Nacional de Agricultura Familiar Campesina e Indígena, com a participação dos principais atores do setor.

“Fortalecer a Agricultura Familiar na região envolve conectar boas práticas e soluções encontradas nos países por meio do diálogo e da cooperação; estamos comprometidos em gerar instâncias de participação por meio da nossa Plataforma Técnica Regional de Agricultura Familiar”, afirmou Luiz Beduschi, Oficial Principal de Políticas em Desenvolvimento Territorial da FAO.   


 
Você está aqui : Início > Inicio > Declaração aprovada no PARLASUR busca subsidiar produtores rurais familiares do MERCOSUL
 

 

©sec.copyright

Parlamento del Mercosur - Dr. Pablo de Maria 827 C.P. 11.200 - Montevideo/República Oriental del Uruguay - Tel: (598) 2410.97.97
Esta página puede ser reproducida sin fines de lucro, siempre y cuando no se la altere, citando la fuente completa y la dirección electrónica seccomunicacion@parlamentodelmercosur.org.De lo contrario, se requiere permiso previo por escrito de la Institución.