PARLASUL acompanhou o segundo turno das Eleições Presidenciais no Chile

Agência PARLASUL (14/12/2025). O Observatório da Democracia do Parlamento do MERCOSUL (ODPM) acompanhou o desenvolvimento do segundo turno das Eleições Presidenciais da República do Chile, no último domingo (14), com a participação da Parlamentar Bettiana Díaz Rey (Uruguai), juntamente com uma delegação internacional integrada por representantes de mais de 14 países.

Cabe destacar que esta jornada eleitoral foi realizada no âmbito do Programa de Visitas Internacionais organizado pelo Serviço Eleitoral do Chile (SERVEL). 

Neste domingo, durante as primeiras horas da votação, a delegação do ODPM acompanhou a abertura das mesas e a chegada dos primeiros eleitores em diferentes locais de votação da capital chilena e de sua área metropolitana.

Nesse contexto, a Parlamentar Bettiana Díaz destacou que “estamos acompanhando uma jornada eleitoral que transcorre com normalidade, com uma organização adequada e uma participação que reflete o compromisso democrático do povo chileno”.

Por outro lado, a participação do ODPM incluiu atividades prévias de caráter institucional e formativo. Na última sexta-feira, 12 de dezembro, a delegação participou do Seminário do Programa de Visitas Internacionais, no qual foram abordados temas relacionados à formação cidadã, à conformação do sistema político chileno, ao uso de ferramentas de georreferenciamento para aproximar os eleitores dos locais de votação e aos mecanismos de controle dos gastos, da propaganda e da fiscalização eleitoral. Essas atividades contaram com a participação de autoridades do SERVEL, acadêmicos e especialistas em matéria eleitoral.

O acompanhamento do Observatório da Democracia do PARLASUL insere-se no compromisso permanente do Parlamento do MERCOSUL com o fortalecimento da democracia, a transparência dos processos eleitorais e o respeito à vontade popular nos Estados Partes e associados da região.